segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Coxa Campeão Brasileiro 2010




O Coritiba é Campeão Brasileiro da Série B de 2010 com uma rodada de antecedência. Em uma campanha de superação, tendo que jogar 10 partidas fora de casa, o Coxa coroa uma temporada de sucesso com a conquista do título de forma antecipada

Após cerca de um ano de sofrimento, os torcedores Alviverdes voltaram a sorrir, a cantar e a gritar de alegria com o Coritiba Footbal Club. Esse ano vai ficar mercado nas memórias e nos corações de muitos torcedores de verdade, pois mesmo longe de casa - por causa de um fatídico rebaixamento – mandando os jogos na arena Joinville, o verdão não abaixou a cabeça.
Como guerreiros, só posso chamar assim esse elenco, comandado por um grande general, a equipe voltou para sua casa – Estádio Major Couto Pereira – na quarta colocação no campeonato. Passando algumas rodadas, já encontrava-se no topo da tabela.
Quando o Coritiba apresentou oficialmente o uniforme número 3 da temporada 2010 no jogo de retorno ao majestoso Couto Pereira, contra a Portuguesa/SP, após o cumprimento da maior punição já aplicada a um clube de futebol no Brasil, além de se observar a beleza plástica do conjunto, um detalhe se sobrepos: na gola, às costas, uma expressão bordada - "Alma Guerreira".
Ao ler a expressão, a pulsação acelera, o coração bate mais forte, o sangue circula velozmente pelas veias, vem à mente a obra prima de Carl Orff, a ópera Carmina Burana, tão utilizada como trilha sonora pelo cinema para ênfase dos momentos das grandes vitórias, reações, triunfos e superações.
Um incômodo se estabelece: o por quê de "Alma Guerreira". Bela expressão, mas, qual sua origem, sua relação com o Coritiba? Desconhecida de muitos, mas reconhecida e explicada por aqueles que estudam a história Coxa, os Helênicos, é possível saber e sentir o que exatamente representa.
A "Alma Guerreira" acompanha o Coritiba ao longo de sua história. O espírito de garra, dedicação, persistência, determinação na busca dos objetivos está intimamente ligado às equipes Coxas. Conforme citação no site Helênicos parece não haver coincidência, pois um dos maiores ídolos de toda nossa história, Krüger, significa "Guerreiro" em alemão.
Para que fique mais claro, vamos citar apenas algumas (uma por década) das muitas passagens ao longo da história Alviverde para evidenciar a presença da "Alma Guerreira":

Campeonato Paranaense de 1954 - Partida final, contra o Jacarezinho no interior do Estado. O craque coritibano Miltinho, com febre alta e suspeita de maleita, nega-se a sair de campo, pois naquele tempo não eram permitidas substituições e o Alviverde teria que jogar todo o segundo tempo com 10 atletas. Miltinho joga uma partida excepcional, o Coritiba vence por 3x1 e, ao final do jogo, o craque desmaia. No dia seguinte, em seu leito de repouso, o guerreiro finalmente recebe sua faixa de campeão das mãos de seus colegas. (site Helênicos)

Campeonato Paranaense de 1968 - Partida final, Atletiba. A derrota por 0x1 impede o título Alviverde. No último minuto de partida, o lateral Coxa Branca Nilo cruza a bola na área, que está cheia de atletas de ambas as equipes. A bola vai certeira para Paulo Vecchio, que cabeceia com raiva. Gol do Coritiba. Gol do título. A torcida rubro negra, que até então fazia festa, cala-se imediatamente e a torcida Alviverde explode em felicidade. Coritiba campeão novamente. (site Helênicos)

Campeonato Paranaense de 1977 – Semifinal. Estádio Couto Pereira. O Coritiba não vem bem e apenas uma vitória sobre o Colorado mantém suas esperanças. Wílton marca o gol da vitória no último minuto e faz a torcida Alviverde explodir de felicidade. Coritiba 2x1 Colorado. (site Helênicos)

Campeonato Brasileiro de 1985 - 1ª fase. O Coritiba precisa vencer o Santos para garantir a conquista do segundo turno da 1ª fase e continuar na competição. Com um empate está desclassificado, pois o outro concorrente direto à vaga, o Fluminense, vence o Bahia no Maracanã. A torcida Alviverde não arreda os pés do Couto Pereira e confia no time até o último minuto de jogo, quando o ídolo Lela marca o gol da vitória e classifica o Coritiba para a 2º fase. Para muitos torcedores este é o jogo mais emocionante de toda a campanha que leva o Coritiba à conquista do Campeonato Brasileiro. (site Helênicos)

Campeonato Brasileiro de 1998 – Primeira rodada. Estádio Pinheirão. O Coritiba perde por 2x0 até os 36 minutos do 2º tempo, quando o atacante Macedo recebe um lançamento, entra na grande área e toca a bola na saída do goleiro para marcar o primeiro gol alviverde. E o Coritiba continua insistindo até o último minuto de jogo, quando Sinval, depois de uma cobrança de escanteio, aproveita a confusão dentro da grande área adversária e finaliza com raiva, mandando a bola para o fundo do gol. A torcida Coxa Branca delira quando o atacante sai imitando um porco durante a comemoração. (site Helênicos)

Campeonato Brasileiro de 2007 – 2ª divisão, última rodada. Estádio do Arruda (Recife – PE). O Coritiba garantido na primeira divisão do ano seguinte. Precisando da vitória para garantir o título, o Coritiba saiu na frente no primeiro tempo, com o zagueiro Henrique. Mesmo já rebaixado, no segundo tempo o Santa Cruz se arrisca e consegue o empate após falta em cima do goleiro Edson Bastos. Segue o jogo e a defesa Coxa vacila, o atacante adversário é derrubado e Jeci expulso. Após cobrança de falta, o Coritiba sofre a virada, eram 36 minutos do segundo tempo. A adversidade continuava a insistir. Após sofrer falta, o volante Tulio revida a agressão, e é expulso juntamente com o atleta da equipe pernambucana. Agora, em desvantagem no placar e numérica em campo. Mas, o esquadrão Alviverde não se entrega e o improvável para os céticos acontece. A equipe de Alma Guerreira com Keirrison, aos 43 minutos chega ao empate, e Henrique Dias aos 48 minutos, sacramenta a virada Coxa e o título da Série B em 2007. Final, Coritiba 3x2 Santa Cruz (site Helênicos)

Campeonato Brasileiro de 2010 – 2ª divisão, 34ª rodada, Estádio São Januário (Rio de Janeiro – RJ). O Coritiba depende de uma vitória simples no campo do adversário para consumar seu retorno à elite do futebol brasileiro. Logo a 1 minuto, Léo Gago desfere uma bomba e abre o placar. Aos 20 minutos Enrico marca o segundo. Mas, aos 32 minutos, ainda do primeiro tempo, um susto, gol do adversário. No segundo tempo, o inesperado acontece, e o representante fluminense empata aos 41 minutos. Sem lamentar, sem pensar em desistir, a equipe parte para cima, determinada a vencer. A recompensa vem aos 44 minutos, após jogada fantástica de Tcheco, passando por 3 adversários, passa para Marcos Aurélio, com um toque de classe tira do goleiro e marca o terceiro gol. O Coxa retorna a 1ª divisão. Final, Coritiba 3x2 Duque de Caxias.
Ano de 2010, um ano para ser comemorado e marcado na história do Coritiba. Não pela conquista da 2ª divisão do brasileiro, mas porque a "Alma Guerreira" esteve presente em cada um, jogadores dentro de campo, colaboradores Coxa nos mais diversos setores do clube, torcida no estádio e fora dele, pois as adversidades pareciam intermináveis - estádio interditado, drástica redução orçamentária, jogos fora de Curitiba, queda acentuada no número de sócios, novo grupo gestor, entre tantas – e foram aos poucos sendo vencidas.
A conquista do título paranaense acendeu a luz da esperança. As categorias de base obtiveram destaque no cenário regional e nacional. Lições de gestão eram demonstradas dia a dia pela cúpula diretiva Coxa. A ascensão de divisão pelo profissional.
Agora, a 'cereja do bolo': o título da Série B 2010 - uma conquista marcada por uma obstinação poucas vezes vista no cenário esportivo nacional. Após muito sofrimento e incertezas, a "Alma Guerreira" se fez presente mais uma vez, sendo a grande responsável pela reviravolta na história.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Coxa lamenta matéria de televisão



Matéria produzida por rede de Salvador não teve autorização do clube e expôs atleta em condição enferma
Nesta quinta-feira (04) um fato desagradável indignou o Departamento Médico do Coritiba e o Presidente do Clube, Jair Cirino dos Santos, que está na Bahia acompanhando, junto do médico Bráulio Moreira Junior, o lateral Triguinho.
Uma matéria produzida por uma rede de televisão de Salvador expôs o lateral de forma desnecessária não respeitando sua privacidade. Imagens do jogador no leito do hospital mostraram o atleta em um momento no qual encontrava-se abalado em decorrência do acontecido na partida da última terça-feira, contra o Bahia, quando fraturou a perna esquerda.
 
O conteúdo da matéria foi gerado sem autorização do Coritiba, que, através do médico Bráulio Moreira Junior, negou reiterados pedidos de diversas emissoras, rádio e jornais para entrevistar o jogador no pós-operatório visando preservá-lo e não o expor de forma apelativa. 
 
O Coritiba lamenta o ocorrido e reforça que as imagens foram feitas sem a autorização do Clube. Este tipo de procedimento é confrontante à política adotada pelo Coxa, que busca sempre preservar atletas em condições enfermas, zelando pela sua imagem e dignidade.
 
O presidente do Coritiba, Jair Cirino, relatou que entrou em contato com a produção da emissora que, por intermédio de seu editor de esportes, desculpou-se.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeitura de Mafra dará inicio ao processo de licitação para reforma do Estádio “Alfredo Herbst”



A meta do Executivo é proporcionar à população do município e região, eventos esportivos com mais conforto, comodidade e segurança, além de buscar construir uma sociedade mais culta e sadia, priorizando a qualidade de vida

A Prefeitura de Mafra já encaminhou ao departamento de licitação, solicitação para abertura de processo licitatório para a contratação da empresa que vai realizar o trabalho de readequação e ampliação do Estádio Municipal “Alfredo Herbst”. Para execução das obras, a Prefeitura de Mafra investirá R$ 470 mil de recursos próprios que serão aplicados na construção de arquibancada de concreto armado, readequação da arquibancada para visitantes, vestiários, alojamentos, remodelação do portal de acesso, alambrado, troca de grama, cabines para imprensa, camarotes e quiosque, numa área total de 1.100 m².
Todo o projeto de ampliação do estádio foi idealizado pelo prefeito Jango Herbst pensando em proporcionar uma praça de esportes digna ao povo mafrense. Segundo o prefeito, com a readequação, “o estádio passará a operar periodicamente com a realização de eventos esportivos, culturais e beneficentes a nível municipal, regional, estadual e nacional, com o intuito de despertar na população a prática esportiva, além da promoção de lazer e da integração do munícipe e da região”. O Executivo disse ter como meta “proporcionar a população do município e região, eventos esportivos com mais conforto, comodidade e segurança, além de buscar construir uma sociedade mais culta e sadia, priorizando a qualidade de vida”.

Estádio Municipal
O “Alfredo Herbst” foi municipalizado em 10 de janeiro de 2006, através da Lei Municipal nº.3027, e consta com um terreno urbano medindo 22.777,95m2, que com a readequação/ampliação terá área construída equivalente a 15.000m2.


domingo, 25 de abril de 2010

Campeonato Mun. Rio Negro 2010


E neste domingo (25) chuvoso em riomafra, a Equipe de Esportes da Rádio Difusora 1340 AM, transmitiu todas as emoções do confronto entre a equipe da Ginástica, que vinha de duas goleadas, e a estreia da equipe da Ferromax.
O gramado possuía poucas poças de águas, mas estava pesado devido às chuvas que assolam a cidade desde a última quinta-feira. Já no inicio da partida, a equipe comandada pelo técnico Beto Brand (ginástica), mostrou para o que veio, e em uma jogada de velocidade foi abrindo o placar.
Já em sua estreia a equipe da Ferromax, comandada pelo treinador Marcelo Alves, tomou uma sonora goleada de 13 x 0.
Ferromax estreou com o goleiro Luca (12), Videmar (16), Marcos (13), Chicão (20), Michel (11), Tiago (04) – substituido por lesão pelo jogador Lourival (19), Cabeça (10), Claudinei (03), Maicon (22), Alan (09), Leandro (06).
A equipe da Ginástica alinhou com o goleiro Rodrigo (01), Pico (02) – Agnaldo (16), Ale (03), Nivaldo (04), Gilso (06), Davi (05), Betinho (10), Cebinho (08), Marcio (07), Jackson (09), Piquica (11) – Jonatan (17).
A partida teve até um pênalti em favor da equipe da Ginástica, cobrada pelo camisa 10, Betinho, que com paradinha, cobrou mal e o goleiro Luca (12) da Ferromax defendeu.
A grande vitória da equipe de Beto teve como goleadores, Gilso (01) – Betinho (02) – Cebinho (03) – Marcio (01) – Jackson (04) – Piquica (01) – Jonatan (01). Ginástica termina a primeira fase com 100% de aproveitamento e espera os outros resultados para conhecer seu adversário da próxima fase – mata-mata.
Contrapartida, a Ferromax tenta se recuperar na competição enfrentando a equipe do Juventude no dia 30/05.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Final campeonato de categoria - Tião

Neste feriado de Tiradentes, quarta-feira, a Equipe de Esportes da Rádio Difusora (Fábio André - Daniel  Macanudo - Silvio Lanski), esteve transmitindo dois dos três jogos das finais da competição de categorias, Sebastião Alves da Silva - Tião.
Na categoria Sub-15, quem levou a melhor no confronto entre Grêmio Vila Nova (Rio Negrinho) e Papanduva, foi à equipe de Papanduva, que nos pênaltis se consagrou campeã.
Já a primeira partida com transmissão da Equipe de Esportes da Rádio Difusora AM 1340, foi o confronto da categoria Sub-13, envolvendo a Escolinha do Leocádio, que enfrentou a equipe Grêmio Vila Nova (Rio Negrinho).
Com grande atuação dos jogadores Cristofer (4 gols) e Felipe (2 gols), a escolinha do Leócadio ganhou consagrando-se campeã pelo placar de 6 x 1.
Já na categoria Sub-11, mais uma vez a escolinha do Leócadio levou o caneco em cima da equipe do Grêmio Vila Nova (Rio Negrinho). Com gols de Faísca e Matheus, a equipe mafrense se consagrou campeã pelo placar de 2 x 1.

 Na foto a esquerda o Tecnico e ex-jogador do Coxa Leócadio Consul.
Na direita de camisa preta, o jovem Luiz Henrique, que a dois anos atua no time de base do Coritiba. Ao lado seu pai, Daniel e seu irmão Luiz.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Final 10ª Copa Mafresnse Futsal

Na última quarta-feira (17), ficaram definidas as duas equipes que realizaram a grande final da 10ª Copa Mafrense de Futsal. As duas equipes (Willfama x Moinho) já pode ser considerado um clássico do salonismo em nossa região.
A Equipe Difusora nos Esportes estará transmitindo todas as emoções desta grande final na sexta-feira (19).
Lembre-se, sintonize Rádio Difusora AM 1340, a sintonia do esporte.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Torneio de Futebol Suíço

Começando o ano agitando sua praça esportiva, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Jesus convidam a todas as equipes para participarem do primeiro torneio de futebol suíço de 2010. O evento acontecerá nos dias 06 e 07 de fevereiro.
A inscrição será no valor de R$ 70,00 e cada equipe lutara para alcançar a seguinte premiação:
1º Lugar: R$ 600,00
2° Lugar: R$ 300,00
3° Lugar: R$ 150,00
4º Lugar: R$ 100,00

O congresso técnico será realizado no dia 03 de fevereiro às 19h30 nas dependências da associação.
Maiores informações pelo telefone (47) 3645 1411 com Alcides ou (47) 8429 1804 com Romi.

Este evento tem o apoio de sua Rádio Difusora AM 1340.

Torneio de Futebol Suíço


Nos dias 13 e 14 de fevereiro, irá acontecer um grande torneio de futebol suíço no campo do Chalita. O valor da inscrição é de R$ 70,00 e as equipes concorreram à seguinte premiação:
1º Lugar: R$700,00
2º Lugar: R$ 400,00
3º Lugar R$ 200,00
4º Lugar: R$ 100,00


O congresso técnico será realizado no dia 12 de fevereiro lá no campo do Chalita às 19h. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 9152 2554, 8863 8813. 8853 8293.


No dia do evento terá venda de churrasco!

Copa Mafrense de Futsal

A Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, através do Departamento Municipal de Esportes em parceria com a Liga Mafrense de Desportos, realizará no mês de fevereiro a tradicional Copa Mafrense de Futsal na categoria livre masculino.
O congresso técnico esta marcado para o dia 22 dejaneiro às 19h, no Departamento Municipal de Esportes em anexo a Casa da Culruta de Mafra.
Maiores informações e inscrições podem ser obtidas pelo fone (47) 3642 0488 ou no Departamento de Esportes.

Coxa busca a absolvição no STJD

Advogado revela que, se aplicado, novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva pode resultar em absolvição do Coritiba


Em entrevista concedida na noite do domingo, 17, ao programa Balanço Esportivo, o advogado Julio Brotto revelou que o Coritiba realizou um aditamento ao recurso que foi protocolado em dezembro de 2009 contra a pena aplicada ao Clube em decorrência dos fatos ocorridos no trágico dia seis de dezembro de 2009.
Julio Brotto, advogado que faz parte da comissão de juristas paranaenses que se reuniu em prol da causa Coxa-Branca, declarou que este aditamento ao recurso tem como objetivo buscar a absolvição do Cori quanto à pena de perda de 30 mandos de campo e a diminuição da multa que foi aplicada em R$610.000,00. A defesa do Alviverde alega que o novo CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que entrou em vigor a partir de 31 de dezembro de 2009 deve ser aplicado ao caso.
De acordo com os esclarecimentos do advogado, como no novo CBJD o artigo 213, que embasou a condenação do Cori, em sua redação não prevê de modo direto a pena de perda de mando de campo, entende-se que o Coxa deve ser isentado desta pena, por ser a nova disposição mais benéfica ao clube e portanto aplícavel ao caso. Ainda, a nova regra diminui consideravelmente a pena de multa, passando a pena máxima a ser aplicada a de R$100.000,00 (cem mil reais).
O Coritiba se debruça em um antigo e reiteradamente aplicado princípio universal de direito que garante que a lei nova que seja mais favorável ao réu pode retroagir e isso a princípio afastaria prováveis entendimentos - principalmente da procuradoria - de que o Coxa deve ser julgado de acordo com o antigo CBJD em virtude de os fatos terem ocorrido durante sua vigência.
A diminuição da multa, nos moldes da condenação atual, aceitando-se a tese criada pelo Procurador Paulo Schimidt, diminuiria a multa do Verdão de R$610.000,00 para R$310.000,00.
Julio Brotto esclareceu que a pena de perda de mando, com a nova redação do artigo 213, apenas será aplicada em casos nos quais as consequências da invasão forem de grande gravidade, o que, do seu ponto de vista, não teria ocorrido no caso.
O advogado ainda enalteceu a importância da imprensa e de toda a sociedade paranaense no envolvimento com a defesa dos interesses do Coritiba, que segundo ele, são os interesses não só de uma torcida, mas de todo o estado do Paraná, que também está a ser prejudicado pelas reiteradas decisões desfavoráveis aos seus clubes junto à Justiça Desportiva.
Brotto destacou diversas vezes que a punição aplicada ao Coritiba é inédita no âmbito da Justiça Desportiva brasileira e citou alguns casos de consequências bem mais graves em que a punição sequer passou perto daquela atribuída ao Alviverde. Dentre os casos citados pelo advogado estão a famosa guerra do Beira-Rio, em que o Grêmio foi punido com a perda de apenas 3 mandos e o lamentável desabamento da Fonte Nova, onde inclusive ocorreram óbitos de torcedores, com o Bahia sendo condenado somente a três jogos.
Julio Brotto também ressaltou a participação e colaboração do Coritiba durante as investigações, mencionando inclusive uma declaração que foi juntada aos autos em que o Ministério Público detalha cada uma das medidas do Clube que constribuiram substancialmente durante o inquérito.
Ainda não há data definida para o julgamento do recurso junto ao pleno do STJD, extra-oficialmente especula-se que a data provável é 16/2.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Torcida Coxa fará vídeo motivacional

Gravação será no próximo domingo no estacionamento do Couto. Objetivo é que levar mensagem de amor pelo Cori e paz

O torcedor Coxa-Branca terá a oportunidade de participar de um belo gesto de amor, carinho e respeito. No próximo domingo (17) será realizada a gravação de um vídeo entitulado "Nós amamos o Coritiba!". O objetivo é reunir os torcedores, de todas as idades, para deixar uma mensagem de amor pelo clube e paz entre as torcidas.

O fiel Coxa-Branca, Luiz Carlos Betenheuser Jr., idealizador do projeto, divulgou em seu blog da torcida que nunca abandona, as recomendações que para os torcedores que pretendem participar da produção do material. Além de Betenheuser, participam da produção do vídeo os torcedores Guaraci Mercer, Alfonso Bortocello Neto, Francisco Mosimann e Fernando André.

Confira as orientações:

- Chegue alguns minutos antes do horário marcado para o início das gravações (16h).

- Devido a previsão da participação de muitas mulheres e crianças, a diretoria do Coritiba irá abrir o Couto Pereira, deixando à disponibilidade para o uso dos torcedores os sanitários localizados dentro do estádio;

- A prioridade para filmagem será dada às crianças, gestantes, famílias, mulheres e idosos;

- No horário da gravação esteja usando, preferencialmente, a camisa do Coritiba ou roupas nas cores branca ou verde;

- Haverá um carro de som cujo serviço será utilizado para orientar os torcedores sobre a metodologia da gravação;

- Os torcedores terão a liberdade de escolher como querem gravar sua cena. O objetivo é coletar imagens para um grande mural, como se fosse um álbum com fotos de torcedores que amam o Coritiba e promovem o amor pelo time de coração. As tomadas de gravação serão rápidas, para que todos possam participar das gravações;

- As imagens serão coletadas por um profissional, o Fernando André, que registra imagens para o Coritiba Foot Ball Club (e o trabalho dele pode ser conferido clicando aqui.);

Fica a critério individual de cada torcedor que gravar para representar seu amor pelo Verdão. Pode ser uma mensagem de voz, falando uma frase de apoio ao Coxa, ou fazendo um depoimento rápido. Ou então, simplesmente, deixar-se filmar.

Os mais encabulados, podem levar cartazes ou faixas, ou então, apenas sorrir para a câmera, fazer sinais de positivo, beijar a camisa ou apontar para o escudo do Cori. Já os torcedores mais extrovertidos, podem “contracenar”, fazer mímicas, fazer uma declaração de seu amor pelo time do Alto da Glória. Enfim, cada torcedor escolhe o como pretende representar seu amor pelo Coxa;

- A gravação de imagens de grupos de amigos e de famílias também é uma opção para os torcedores. O importante é deixar seu registro em vídeo, comprovando uma coisa: A TORCIDA SABE AMAR O CORITIBA!

- As imagens serão editadas e trabalhadas. O objetivo é que todos os torcedores que gravarem suas imagens apareçam na versão final do vídeo, cuja duração dependerá da quantidade de participantes nas gravações. A cessão de imagens é gratuita e voluntária, é uma forma de exprimir seu amor pelo time Coxa e comprovar que muita gente se importa com o Coritiba.

O vídeo será uma demonstração de amor da família coritibana, que desde o dia 06/12 sofre com uma atmosfera que generalizou a torcida Coxa com os problemas ocorridos na invasão de campo. Mas como na nossa torcida Coxa há muita, mas muita gente de bem, agora é a hora de fazermos nós um vídeo para divulgar pelo planeta comprovando algo que nós todos sabemos: A TORCIDA SABE AMAR O CORITIBA!